Apresentam:

Um guia prático e rápido sobre os temas mais importantes ao empreender no ambiente digital.

Especialistas do mercado e afroempreendedores compartilham suas experiências.

EXAME, A MAIOR PUBLICAÇÃO DE NEGÓCIOS DO BRASIL, E O ECOSSISTEMA DO MERCADO LIVRE, O MAIOR E-COMMERCE E FINTECH DA AMÉRICA LATINA.

O curso gratuito de Empreendedorismo Digital, uma parceria da EXAME com o Mercado Livre e o Mercado Pago, quer impulsionar empreendedores negros a partir de um guia prático de temas que são essenciais ao desenvolvimento de micro e pequenos negócios no Brasil.


Formato: Curso online com 7 aulas gravadas

Carga horária total: Cerca de 35 minutos

Conteúdo adicional: Entrevistas com afroempreendedores

PARA QUEM É O CURSO

Profissionais que querem empreender

1

Micro e pequenos empreendedores que querem aprimorar a gestão do seu negócio

2

Aula 01

Apresentação e
profissionalização
do negócio

Aula 02

Educação e
gestão financeira

Aula 03

Digitalização do
negócio

Aula 04

Público-alvo e
marketing digital

Aula 05

Atendimento ao
cliente e pós-
venda

Aula 06

Planejamento de
curto, médio e
longo prazo

Aula 07

Valorização e
empoderamento
preto

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

QUEM VAI TE GUIAR?

Shirlena Marabilis

Apresentadora, atriz e locutora de rádio e TV.

André Martins

Repórter da EXAME.

Alan Soares

Empresário e fundador do Movimento Black Money.

Ariane Bispo

Gerente de Aquisição do Mercado Pago.

Perguntas frequentes

1- O que é o Bitcoin?

O bitcoin é uma moeda como o real ou o dólar, mas é totalmente virtual. A criptomoeda foi criada por Satoshi Nakamoto (pseudônimo do criador ou equipe de criadores do Bitcoin.)

Segundo a descrição oficial, "Ela é uma tecnologia digital que permite reproduzir em pagamentos eletrônicos a eficiência dos pagamentos com cédulas de papel.”

Sua emissão não é controlada por um Banco Central e ocorre de forma descentralizada. Sua produção é feita por milhares de computadores, mantidos por pessoas que “emprestam” a capacidade de suas máquinas para criar bitcoins e registrar todas as transações feitas, os chamados mineradores.

O BTG Pactual Bitcoin 20 FIM é um Fundo de Investimentos Multimercado lançado em 05 de abril de 2021.

Esse é um movimento inédito no mercado internacional, pois é o primeiro fundo de investimento de criptomoedas de um banco no país.

O BTG Pactual Bitcoin 20 Fundo de Investimento Multimercado é gerido pela BTG Pactual Asset Management e distribuído pela plataforma (app) do BTG digital.


O fundo é composto por 4 modalidades de investimentos:

2- O que é o Fundo BTG Pactual Bitcoin 20 FIM

20% Bitcoin

(Criptomoeda)

55% de LFT

(Letra Financeira do Tesouro Nacional)

(Certificado de Depósito Bancário)

20% CDB

5% Operações

       compromissadas

3- Como declarar esse investimento no Imposto de Renda?

Apesar de ser um investimento em criptomoedas, a declaração do Imposto de Renda é feito de uma forma simples, dado que é um fundo de investimento.

Basta acessar “Bens e Direitos”, inserir o código 74, que significa “Fundo de Ações, Fundos Mútuos de Privatização, Fundo de Investimento em Empresas Emergentes, Fundos de Investimento em Participação e Fundos de Investimentos de Índice de Mercado”.

4- Quais as taxas?

O Fundo BTG Pactual Bitcoin 20 FIM não possui taxa de performance. O Fundo possui taxa de administração de 0,5%.

5. O que é o BTG Pactual digital?

O BTG Pactual digital é uma plataforma 100% digital, desenvolvida pelo BTG Pactual para otimizar o acesso do investidor de forma rápida, prática e segura.

Essa tecnologia trabalha com diversos tipos de investimentos – renda fixa, renda variável, fundos de investimentos, previdência com mais de 37 anos de história.

6- Eu vou pagar algo para abrir minha conta?

A abertura da sua conta é totalmente gratuita e não existem cobranças na taxa de manutenção, independente se há ou não aplicações na carteira.

Nós preparamos um time de experts para orientar investidores como você a darem os passos iniciais para investir com segurança.

Você vai contar com o suporte de profissionais capacitados para ajudar e orientar os procedimentos e dúvidas sobre o sistema.

Um consultor irá entrar em contato para esclarecer dúvidas, desmistificar o processo de abertura de conta, acesso ao sistema, e primeiras movimentações financeiras no BTG Pactual Bitcoin 20 Fundo de Investimento Multimercado.

7- Por que o consultor vai me contatar?

EXAME @2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

AO NAVEGAR NESTE SITE VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE