SEJA O PROFISSIONAL QUE

ESTÃO BUSCANDO NO MERCADO

AS MAIORES FINTECHS E BANCOS DIGITAIS

Descubra aqui o melhor caminho para conquistar uma dessas vagas

São 13 empresas e mais de 100 vagas disponíveis em diferentes áreas - de produção de conteúdo à tecnologia - e diferentes níveis profissionais.

Olá, eu sou o Daniel Cunha, especialista de finanças da área de Sales do BTG Pactual.


E hoje quero te mostrar um nicho de mercado que está possibilitando uma verdadeira ascensão meteórica na carreira de profissionais das mais diversas áreas.


Trata-se de algo muito recente, e poucos profissionais já se atentaram para isso.

Por isso, quem está conseguindo entrar nessa área agora, está tendo acesso a um verdadeiro oceano azul no mercado de trabalho.


Boa remuneração, estrutura desburocratizada, alto reconhecimento e rápida ascensão para quem se destaca são alguns dos benefícios.


Nas próximas linhas, você vai descobrir tudo sobre esta oportunidade, e também como você poderá entrar neste mercado antes de todo mundo.


Deixa eu te explicar o tamanho desta oportunidade, e tenho certeza que você irá concordar comigo.

Até pouco tempo atrás, esse mercado era dominado por 5 grandes instituições, que juntas detinham 85% do mercado.


Para abrir uma conta ou conseguir um empréstimo, era preciso pagar altas tarifas e enfrentar muita burocracia.


Mas uma série de mudanças promovidas pelo Banco Central abriu o mercado e transformou essa realidade.

O sistema bancário no Brasil está no início de uma verdadeira revolução.

É a maior revolução que o nosso sistema bancário já passou

E essa mudança, aliada ao rápido avanço da tecnologia, abriu espaço para a oportunidade de construir uma carreira promissora em um nicho que até pouco tempo atrás nem existia.


O número de pessoas contratadas nessa nova área não para de crescer.

Passou de 35 mil em 2020 para 56 mil em 2021, um crescimento de 59%

Mesmo assim, esse número ainda é muito baixo frente ao potencial de crescimento desse mercado.


Presta atenção nesses números:


O Bradesco sozinho tem 108.794 funcionários.


O Itaú 94.779.


O Banco do Brasil 99.161.


Mesmo que você seja um excelente profissional, conseguir se destacar e construir uma carreira de sucesso num banco tradicional pode ser um processo de décadas.


Por outro lado, quem trabalha no novo mercado de Fintechs e Digital Banking está tendo a oportunidade de construir uma carreira de sucesso, com rápida ascensão.

E se você está aqui comigo agora, parabéns!

Você está no lugar certo e na hora certa para começar sua nova carreira de sucesso neste setor que deve dominar o mercado financeiro nos próximos anos.

Como disse antes, sou especialista de finanças da área de Sales do BTG Pactual.

E estou aqui para te apresentar a primeira formação do Brasil especializada em preparar profissionais para um setor que está em forte expansão no Brasil e no mundo.


Meu objetivo é ajudar a formar uma nova geração de profissionais para atender à forte demanda das fintechs e dos bancos digitais.

Se você gosta do mercado financeiro e quer ter uma carreira dinâmica com rápida ascensão, você está convidado a participar dessa jornada em que você poderá se tornar um dos profissionais mais valorizados do mercado.


Antes de embarcar comigo nessa jornada, deixa eu te contar como tirar proveito máximo desse conteúdo que preparei para você.


Aqui eu vou te dar uma visão geral do mercado de trabalho em fintechs e digital banking, para que você analise como essa oportunidade se encaixa nos seus objetivos de vida.


Eu também vou provar pra você por que o reconhecimento profissional e financeiro em uma fintech pode ser muito mais rápido do que você imagina.


E não importa que faculdade você fez…

Você também vai conhecer todas as possibilidades de carreira nesse nicho de mercado.


Você vai ver que há oportunidade para todos os gostos e perfis, basta você ter disposição, se dedicar e manter a mente aberta para experimentar novos desafios.


E finalmente, você vai saber tudo que é necessário para se tornar o profissional que toda fintech e banco digital quer ter em seus quadros, e qual o primeiro passo que você deve dar se tomar essa decisão.


Se você aproveitar essa oportunidade, você vai sair com um diferencial competitivo no seu currículo, algo que nenhum profissional no Brasil possui hoje.


E vai se colocar na linha de frente desse mercado, poderá ser convidado a atuar em fintechs de bancos, corretoras, seguradoras, financeiras e diversas outras áreas.


Mas antes da gente começar, vamos definir alguns conceitos básicos.

As fintechs são startups que atuam no mercado financeiro, tanto disponibilizando serviços semelhantes aos oferecidos pelos bancos tradicionais, como…


… abertura de conta

… cartão de crédito e empréstimos

… e até mesmo comercializando “moedas digitais”, como a Bitcoin, por exemplo.


A grande disrupção que as fintechs trouxeram é que elas reduzem toda a burocracia tradicional de um banco comum, como o excesso de papelada, e isso reduz os custos e as taxas pesadas, às vezes abusivas, que a maior parte das instituições financeiras cobram.


A chegada das fintechs e dos bancos digitais deixou os serviços bancários mais acessíveis a vários clientes que de outra forma estariam fora do sistema financeiro tradicional.


Em outras palavras:

A ideia das fintechs já existe há mais de 20 anos, mas foi só em 2008, com a crise do subprime nos EUA, que levou à quebra do banco Lehman Brothers, que surgiu a tempestade perfeita para o crescimento delas.

Vou te mostrar que a chance é igual pra todo mundo que gosta e quer trabalhar em um setor dinâmico que se reinventa a cada dia.

Afinal, o que é e o que faz uma fintech?

As fintechs simplificam e desburocratizam a vida financeira das pessoas oferecendo soluções digitais de baixo custo.

Eu lembro muito bem dessa época porque foi exatamente quando eu estava dando os meus primeiros passos no mercado financeiro.


Em agosto de 2008 eu tinha acabado de ser contratado por uma corretora que fazia a gestão de mais de 5bi de recursos de clientes.


Em 15 de setembro, pouco mais de 1 mês depois da minha entrada, veio o colapso do Lehman Brothers.


Praticamente da noite pro dia o mundo inteiro perdeu a confiança no sistema financeiro tradicional, houve uma corrida dos clientes para resgatar os recursos e a corretora quase quebrou.


Lembro que havia na época um sentimento geral de raiva em relação ao sistema financeiro, somada a uma falta de confiança no setor bancário.


E foi no meio desse furacão, dessa crise de confiança, de mudança de mentalidade do consumidor, que se criou uma demanda que ofereceu aos novos participantes uma nova oportunidade de entrar no mercado e oferecer serviços melhores e mais competitivos.

Ao longo dos anos, o setor financeiro, uma indústria arcaica e altamente concentrada, começou a mudar lentamente.

Essa foi a primeira revolução das fintechs, e tenho orgulho de dizer que senti na pele como ela foi significativa.


Foi essa primeira revolução que permitiu o surgimento de bancos digitais como o Nubank, Inter, C6 e o BTG+.


E agora, quase 14 anos depois, com mudanças implementadas pelo Banco Central, como o Pix e o Open Banking, estamos vivendo o início de uma nova revolução da fintechs, com um crescimento exponencial nunca antes visto.


E aqui no Brasil, um país extremamente desbancarizado, as fintechs encontraram um terreno fértil para crescer de forma exponencial.

Basta olhar ao seu redor.


Você conhece algum vendedor ambulante que ainda não aceita pix nem cartão?

Acho que não, né?


São pessoas comuns, que sem as fintechs estariam de fora do sistema financeiro tradicional, porque não tem como comprovar renda, às vezes nem endereço.


Mas que agora têm uma conta digital aberta ou num banco digital como Nubank ou Inter, ou mesmo em fintechs de pagamento como MercadoPago ou Pagseguro.


Nesse cenário, quem chegou na frente nadou de braçada.


O Banco Inter, por exemplo, mais que dobrou o número de clientes em um ano, chegando a 16 milhões de contas abertas em 2021, e planeja chegar a 24 milhões em 2022.

E o Nubank já possui mais de 40 milhões de clientes. No IPO que fez no fim de 2021, foi precificado em R$ 231,4 bi, valor acima de Itaú e Bradesco, os 2 maiores bancos tradicionais.

Todo esse crescimento está fazendo os grandes bancos saírem da zona de conforto, onde estiveram por décadas, e mergulharem de cabeça no mundo digital.

O Bradesco, por exemplo, está investindo forte no Next, o seu banco digital.

Ou seja, a nova revolução das fintechs veio para ficar.

E o Itaú está fazendo o mesmo com o Iti.

E a partir de agora, você também pode fazer parte dessa história.

O mercado de trabalho em fintechs e bancos digitais nunca esteve tão aquecido.


Presta atenção nesse levantamento feito pela Gupy, uma plataforma de recrutamento e seleção.


Eles analisaram os dados de contratação de 30 fintechs e compararam os números de 2021 com o mesmo período do ano passado, e houve um crescimento de 466% nas vagas ofertadas nas mais diversas áreas, como tecnologia, comercial e produto e inovação.


E basta uma rápida busca na internet e você vai encontrar inúmeras oportunidades que abrem todos os dias, para pessoas de todo o Brasil:

Ao mesmo tempo que há um excesso de oferta de vagas, essa nova revolução das fintechs trouxe mais clareza sobre um problema antigo.


A maioria das formações tradicionais não estão adaptadas para as necessidades das empresas da era digital.


Quando uma faculdade ensina exatamente as mesmas coisas que ensinava 15 anos atrás, há um gap de conhecimento gigantesco.


Eu ouso dizer que o mundo avançou mais nesses últimos 15 anos que nos 50, 100 anos anteriores.


Ir para o mercado de trabalho atual com uma formação concebida para o mundo de 10, 15 anos atrás, é o mesmo que usar uma máquina de escrever para enviar um whatsapp.


Esse crescimento rápido das Fintechs criou uma lacuna no mercado de trabalho, porque não havia até hoje uma formação profissional dedicada a atender às necessidades dessas empresas disruptivas.


O resultado é que são milhares de vagas em aberto, e é difícil encontrar pessoas 100% qualificadas para ocupar essas vagas.


A melhor parte é que esse boom de oportunidades está apenas começando.

Quer ver só como é fácil perceber isso?


Dá uma olhada nessa pesquisa recente feita pelo banco alemão N26 em parceria com a Accenture, uma multinacional de consultoria e gestão.

23% dos clientes de bancos tradicionais já possuem contas em um banco digital – isso dá cerca de 450 milhões de clientes no mundo todo.

Esse é um fenômeno global, e aqui no Brasil ele está acontecendo de forma ainda mais rápida.


Somos o país com o segundo crescimento mais acelerado do mundo nos últimos dois anos, ficando atrás apenas da Suíça.

23% dos clientes de bancos tradicionais já possuem contas em um banco digital – isso dá cerca de 450 milhões de clientes no mundo todo.

Mas a projeção é que esse número de clientes chegue a quase 70%, triplicando o tamanho do mercado atual para 1,4 bilhões de pessoas

Somado a isso, temos o maior ecossistema de fintechs da América Latina, e São Paulo é o 4ª maior celeiro de fintechs do mundo…


… ficando atrás apenas de São Francisco, Londres e Nova York, e à frente de potências como Tel Aviv, Berlim, Boston e Los Angeles.


O portal FintechLab fez uma animação muito interessante mostrando a evolução do número de fintechs e bancos digitais no Brasil de 2015 até 2020.

Olhando esse comparativo ano ano, dá pra ver bem nitidamente como o crescimento foi acelerado, não é?

O levantamento terminou em 2020 com 689 fintechs mapeadas, mas em 2021 esse número praticamente DOBROU


Ou seja, estamos diante de um mercado gigante, com muito espaço para crescer, mas que pouca gente ainda está olhando!


Um mercado que possibilita 3 benefícios difíceis de serem encontrados ao mesmo tempo em outras áreas tradicionais:


O primeiro deles é:

Remuneração Atrativa

A política salarial sempre vai variar de empresa para empresa, mas com uma simples pesquisa na internet, é possível ter uma noção bem realista das possibilidades salariais.

As fintechs e os bancos digitais sabem que uma boa remuneração é fundamental para atrair talentos.


Mas com um mercado de trabalho tão aquecido, é comum os funcionários serem assediados com propostas de trabalho de outras empresas.


Para reter esses talentos, é preciso algo além de uma remuneração atrativa.


É aqui que entra a segunda vantagem para quem quer trabalhar neste setor:

Reconhecimento profissional

Se você sente que falta reconhecimento na sua profissão atual, aqui vai uma boa notícia.


Fintechs e bancos digitais possuem uma estrutura hierárquica menos vertical e menos burocratizada, o que dá a todos os colaboradores a oportunidade de contribuir com ideias e participar de projetos importantes para a empresa.


Quem trabalha em uma fintech ou banco digital tem a clara percepção de que é parte importante de um time, vê valor e propósito naquilo que faz, e sabe o que precisa fazer para conquistar o seu espaço.


E isso nos leva diretamente ao 3º benefício da carreira em fintechs:

Rápida Ascensão Profissional

Poucas carreiras no mercado oferecem uma possibilidade de reconhecimento e de ascensão profissional tão clara e intensa como as fintechs e bancos digitais.


A possibilidade de subir na hierarquia da empresa se dá de forma muito mais acelerada, já que a burocracia interna nas startups é infinitamente menor em comparação a uma empresa tradicional.


Para quem sente que a carreira está estagnada, que não tem um reconhecimento profissional compatível com o esforço e dedicação, e acredita que poderia estar ganhando mais do que ganha hoje…


Trabalhar em fintechs e bancos digitais pode trazer todos esses benefícios para você.


E não importa em que parte do Brasil você more, porque as fintechs e bancos digitais estão totalmente alinhados à cultura pós-pandemia, e muitas já adotam regime home-office de forma permanente.


Bom, acredito que até aqui você tenha entendido o tamanho da oportunidade profissional que estamos falando.


E a gente está só no começo dessa transformação.


De acordo com Angela Strange, general partner da a16z, um dos maiores e mais importantes fundos de Venture Capital do mundo…

“Toda empresa, em um futuro não muito distante, será uma Fintech”

Foi isso que fez a Magazine Luiza quando comprou a Hub Fintech.

A Hub vai permitir que os clientes do Magalu façam compras, depósitos, transferências, pagamentos de contas e boletos sem necessidade de conta em outro banco.


E é o mesmo que o B2W e Lojas Americanas vem fazendo com a sua fintech Ame.

Com a compra da Nexoos, a Ame passou a ter uma solução proprietária para empréstimos ‘peer-to-peer’ e ‘credit as a service’ (CaaS) — uma modalidade em que empresas oferecem crédito customizado para clientes e fornecedores.

Viu só como estamos só no início desse crescimento?

Neste momento, você está no lugar certo e na hora certa para começar uma bela carreira neste mercado!


“Tá bom, Daniel. Já me convenceu. Mas quais são os principais cargos em uma fintech?”


Bom, como você pode imaginar, na era digital o maior número de vagas é na área de tecnologia.


De acordo com pesquisa da Gupy, TI representa 33% das vagas em aberto


Mas existem muitas oportunidades em outras áreas também.


Oportunidades no comercial somam 21% do total de vagas, e a área de produto e inovação vem em seguida com 7%.


Mas deixa eu te falar uma coisa…


Não importa a área que você escolher, se é TI, Comercial ou Produto e Inovação.
As habilidades técnicas representam somente esse tanto do que as empresas procuram.


Para se desenvolver no cargo e ter uma carreira com ascensão acelerada, é fundamental entender as regras do jogo nas fintechs.


E nesse novo mundo de trabalho, entender a dinâmica do setor financeiro moderno, o comportamento do consumidor e possuir as chamadas soft skills, que são habilidades como Resiliência, Colaboração, Orientação para resultados, Auto Gerenciamento e Postura de dono, têm um peso cada vez maior.


E é aí que entra a EXAME Academy.

Nosso objetivo é assegurar esse nível de excelência profissional, de conhecimentos e habilidades para que você possa se tornar o profissional que os grandes players do mercado querem em suas equipes.


Para isso, criamos uma formação especial, inédita no mercado, que visa preparar os novos profissionais que vão tocar a nova onda de crescimento das fintechs e bancos digitais.


Este é nosso compromisso.

Essa formação é o MBA Digital Banking

Ela é o diferencial que vai te colocar na linha de frente da disputa pelas melhores vagas deste mercado, através do desenvolvimento das habilidades técnicas e comportamentais que o mercado busca.


Se você fizer a sua parte, essa formação vai ficar marcada como um antes e depois na sua carreira


E qual é a sua parte?


Você vai ditar o ritmo de crescimento da sua carteira. Você pode conseguir a remuneração que você deseja, em 6, 12 ou 18 meses. Isso só depende de você.


Isso é algo bem diferente da maioria das carreiras em que, independente do seu esforço, você precisa esperar anos por um aumento ou promoção devido ao tempo de casa, idade ou anos de experiência.


A gente vai te mostrar o caminho, mas fazer acontecer depende de você.

Se você tiver a capacidade de aprender e tiver força de vontade, não importa gênero, idade ou faculdade que você tenha feito.


Com a formação certa, você já vai se colocar à frente dos demais.

A partir de agora eu vou te mostrar como.


Há duas instituições trabalhando com muita seriedade pra levar até você a melhor grade de conhecimento e as ferramentas mais avançadas de aprendizado: a EXAME Academy e a Trevisan Escola de Negócios.


A Trevisan é a principal escola de negócios do Brasil e referência em qualidade de ensino superior, atingindo nota 5, a melhor avaliação no Enade 2020.


A EXAME Academy é a plataforma de educação digital da EXAME, especializada em treinamentos de ponta em Finanças Pessoais, Investimentos, Tecnologia, Carreira, Marketing Digital, Inovação e Empreendedorismo.


Por meio da EXAME Academy, o BTG Pactual pode compartilhar o aprendizado acumulado durante 39 anos de atuação no mercado financeiro e contribuir para aumentar ainda mais o nível de bancarização dos brasileiros.


O MBA Digital Banking foi estruturado por ambas empresas pra te entregar todos os conteúdos indispensáveis pra que você se torne um profissional de ponta neste mercado.


Desde o conhecimento técnico sobre o Sistema Financeiro Nacional, Digital Finance e Pagamentos Digitais, até disciplinas focadas nas soft skills — como Gestão de Projetos Ágeis, Liderança para Negócios e Empreendedorismo e New Venture Creation.


Cada disciplina, cada aula, cada apostila, tudo foi pensado pra você ser dono da sua carreira, e ser recompensado proporcionalmente por seu esforço, empenho e comprometimento.


Se você já atua em uma fintech ou banco digital, o MBA te proporciona a chance de atingir um novo patamar de excelência no seu trabalho e, consequentemente, na sua carreira.


E se você está em busca de transição de carreira, o MBA te permite entender os fundamentos do Sistema Financeiro, bem como o dia a dia de uma fintech.

Isso pode mudar completamente a forma como você enxerga e compreende este mercado e abrir muitas portas para você.

Seja qual for a sua situação, o que eu posso te garantir é que no MBA Digital Banking é a única pós que vai te entregar exatamente o que você precisa para se tornar o profissional do Século 21:

Você vai ter contato próximo com profissionais relevantes, influentes e atuantes do mercado.


É uma pós-graduação 100% online, na qual você pode estudar no seu ritmo, fazer os seus horários e rever as aulas quantas vezes você precisar;


O diploma é reconhecido pelo MEC, válido em todo o território nacional, e emitido pela Trevisan, uma das melhores escolas de negócio do Brasil.

Bom, agora eu imagino que, por conta de todos esses diferenciais e pelo upgrade que esse MBA pode proporcionar na sua vida profissional, talvez você queira saber quanto custa para fazer parte dele.


Em grandes escolas de negócio, o custo de um MBA varia entre 40 mil e 70 mil reais…


Mas para esta turma do MBA Digital Banking, nós conseguimos uma condição super diferenciada, válida somente para esta turma.


Vai custar apenas…

24x de R$ 614,59

ou R$ 11.992 à vista

Fazemos isso porque queremos formar uma nova geração de profissionais preparados para a revolução digital que está apenas começando.


Profissionais que vão estar na linha de frente do crescimento de fintechs e bancos digitais no Brasil, e que serão muito bem remunerados por isso.


Se você está aqui comigo agora, isso é um sinal de que você pode ser uma dessas pessoas.


Mas só depende de você dar o próximo passo.


Se você quer ocupar uma posição de destaque neste mercado que está apenas iniciando sua curva de crescimento, então você já sabe o que fazer.


Aqui embaixo tem um botão para você clicar e confirmar a sua vaga.

Tenho certeza que daqui a 12 meses, quando você olhar para trás, vai lembrar desse momento aquele que abriu um novo mundo de possibilidades para você.


Um grande abraço, e obrigado por me acompanhar até aqui!


Daniel Cunha

BTG Pactual


Portanto, se quiser dar um passo certo rumo a essa carreira promissora, garanta sua vaga com um de nossos consultores.

Você será direcionado a um de nossos consultores especializados da EXAME Academy.


E poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a formação, formas de pagamento etc.


24x de R$ 614,59

ou R$ 11.992 à vista

Fazemos isso porque queremos formar uma nova geração de profissionais preparados para a revolução digital que está apenas começando.


Profissionais que vão estar na linha de frente do crescimento de fintechs e bancos digitais no Brasil, e que serão muito bem remunerados por isso.


Se você está aqui comigo agora, isso é um sinal de que você pode ser uma dessas pessoas.


Mas só depende de você dar o próximo passo.


Se você quer ocupar uma posição de destaque neste mercado que está apenas iniciando sua curva de crescimento, então você já sabe o que fazer.


Aqui embaixo tem um botão para você clicar e confirmar a sua vaga.

Tenho certeza que daqui a 12 meses, quando você olhar para trás, vai lembrar desse momento aquele que abriu um novo mundo de possibilidades para você.


Um grande abraço, e obrigado por me acompanhar até aqui!


Daniel Cunha

BTG Pactual


Portanto, se quiser dar um passo certo rumo a essa carreira promissora, garanta sua vaga com um de nossos consultores.

Você será direcionado a um de nossos consultores especializados da EXAME Academy.


E poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a formação, formas de pagamento etc.


Cadastre o seu e-mail aqui para receber o formulário de inscrição.




*Campos obrigatórios

Nós não compartilhamos suas informações pessoais com ninguém. Confira nossos Termos de Uso e a Política de Privacidade para mais informações.

EXAME @2021 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO NAVEGAR NESTE SITE VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE